domingo, 7 de maio de 2017

Albergue de peregrinos em Coimbra duplicou capacidade de alojamento

A Confraria da Rainha Santa Isabel vai inaugurar em Coimbra, no sábado, obras de ampliação do albergue de peregrinos, ainda a tempo de apoiar crentes que rumam a Fátima no âmbito da visita do papa Francisco.
O presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel, António Rebelo, disse hoje à agência Lusa que o albergue "passa a poder alojar 30 peregrinos" por noite, duplicando a capacidade que tinha antes da remodelação.
Tendo beneficiado de "trabalhos mínimos", realizados por voluntários que são membros da instituição, o novo espaço "permitirá acolher reservas antecipadas para os peregrinos de Fátima, tendo em conta as inúmeras solicitações", adiantou.
"O espaço antigo continuará a funcionar segundo as regras e costumes dos albergues de Santiago, isto é, sem reservas antecipadas", acrescentou.
Com este novo serviço aos peregrinos, a funcionar no Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, na margem esquerda do rio Mondego, a Confraria da Rainha Santa Isabel, padroeira de Coimbra, "aposta um pouco mais numa tradição que já existia na hospedaria", salientou António Rebelo.
Ao mesmo tempo, "pretende corresponder aos propósitos" de Isabel de Aragão, casada com o rei D. Dinis, "que procurava ajudar os peregrinos" que, na Idade Média, cruzavam Coimbra a caminho de Santiago de Compostela, na Galiza (Espanha).
"Queremos facilitar a vida aos peregrinos", tantos aos que vão para Santiago, como aos que se encaminham para Fátima, disse.
António Rebelo realçou ainda que a Confraria da Rainha Santa inaugura a ampliação do albergue uma semana antes da visita do papa Francisco a Fátima, como forma de assinalar, também em Coimbra, aquele que é "um grande momento" para o mundo católico.
A cerimónia realiza-se às 09:00, com a presença do presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro, Pedro Machado.
Francisco visita o santuário de Fátima, nos dias 12 e 13, para canonizar os pastorinhos Francisco e Jacinta, no centenário das aparições de 1917.
O papa tem encontros previstos com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, logo à chegada, e com o primeiro-ministro, António Costa, no dia 13.

Fonte: DN

Sem comentários:

Enviar um comentário