quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

ALBERGARIA | ALBERGUE DE PEREGRINOS ENCERRADO ATÉ MARÇO

O Albergue de Peregrinos Rainha D. Teresa encerra hoje e volta a abrir as portas no dia 1 de março de 2016. O fecho do equipamento municipal deve-se à descida normal do número de peregrinos no outono e no inverno. A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha aproveita para fazer obras de manutenção e proceder a pequenas reparações no alojamento.

Desde a sua abertura, em abril, o albergue recebeu mais de mil peregrinos. A maioria vem do estrangeiro e, normalmente, percorre o Caminho de Santiago, em direção à Galiza, nos meses mais quentes, entre julho e setembro.

Ao longo dos primeiros oito meses de funcionamento, o Albergue Rainha D. Teresa recebeu 1018 peregrinos de 44 nacionalidades, o que perfaz uma média de 127 por mês. Perto de 88 por cento dirigiam-se a Santiago de Compostela, enquanto dez por cento iam a caminho de Fátima. A grande maioria, 88,3 por cento, seguiam a pé, e, 11,5 por cento, de bicicleta. Há a registar um peregrino que se deslocava em cadeira de rodas.

Perto de 60 por cento dos peregrinos são do género masculino. Quanto às nacionalidades, mais de um terço é oriundo de Itália, Espanha e França, embora tenham também pernoitado peregrinos de destinos mais longínquos como Estados Unidos (56), Canadá (23), Austrália (16) e Japão (8). De Portugal, ficaram alojados no Albergue 96 peregrinos.

O Albergue é explorado pela Via Lusitana, uma associação que se dedica ao auxílio de peregrinos. As pernoitas variam entre os cinco e os vinte euros, mas só podem durar uma noite, não sendo permitidas reservas.

Sem comentários:

Enviar um comentário